segunda-feira, 6 de abril de 2009

"Democracia Racial ... Um caso a Pensar..."



Dizem que o Brasil é num país democrático, mas de acordo com o gráfico, podemos observar que existe ainda no nosso país uma grande desigualdade social e econômica entre as raças.
As condições de acesso a saúde e educação são muito diferentes entre pessoas brancas e negras.
O racismo ainda existe no Brasil de acordo com o (IDH) por que muitas pessoas são descriminais a pesar do nosso país considerado democrático.

• O primeiro deles é o embranquecimento, ou ideal do branqueamento, entendido como um projeto nacional implementado por meio da miscigenação seletiva e políticas de povoamento e imigração européia.
• O segundo é a concepção desenvolvida por elites políticas e intelectuais a respeito de seus próprios países, supostamente caracterizados pela harmonia e tolerância racial e a ausência de preconceito e discriminação racial.
• Segundo o relatório, entre outros dados apresentados, o número absoluto de pobres no Brasil, com renda per capita inferior a R$75,00 no ano de 2000, diminuiu em 5 milhões entre os anos de 1992 e 2001, entretanto, os negros pobres, ao contrário da tendência, aumentou em 500 mil.
• Revela ainda, baseado em dados do IBGE, que renda per capita dos brancos de 1980, ou seja, 341,71 reais corrigidos, era mais do que o dobro da renda auferidas pelos negros em 2000 (162,75 reais). Tais desigualdades, segundo o relatório, demonstram que a democracia racial no Brasil não passa de um "mito", sugerindo, ao final, a aplicação de ações afirmativas, incluindo o sistema de cotas, a fim de corrigir os danos causados pelo racismo no Brasil.

Componentes: Alan, Arthur e Erli...

Nenhum comentário:

Postar um comentário